TICAL2015 apresenta três de seus palestrantes internacionais

TICAL2015Susan Grajek, Vice-presidente de Dados, Pesquisa e Análise de EDUCAUSE (EE.UU.), o Me. Manuel Moreno Castañeda, Reitor do Sistema de Universidade Virtual da Universidade de Guadalajara (México), e Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade de Minho (Portugal), são os três primeiros palestrantes internacionais a confirmar presença na quinta edição da Conferência TICAL, que será realizada entre os dias 6 e 8 de julho de 2015, na cidade de Viña del Mar no Chile.


 

 

Susan Grajek

Susan Grajek é vice-presidente de Dados, Pesquisa e Análise em EDUCAUSE. Também tem a responsabilidade programática pela Cibersegurança de EDUCAUSE, GRC (Governança, Risco e Cumprimento) e programas de TI administrativos.

Antes de fazer parte de EDUCAUSE, passou mais de 25 anos na Universidade de Yale, onde trabalhou como Subgerente de Relações na divisão de Serviços de Tecnologia de Informação (ITS, em Inglês), posto a partir do qual ela supervisionou a estratégia ITS, seu planejamento, a gestão de relações e a execução de projetos para a gestão acadêmica da universidade e seu conselho geral.

 

Mtro. Manuel Moreno Castañeda

Me. Manuel Moreno Castañeda  é o Reitor do Sistema de Universidade Virtual da Universidade de Guadalajara, do qual também é fundador, e é professor do Departamento de História da mesma Universidade.

 

Entre 1964 e 1975, foi professor em todos os níveis educativos e também formador de professores. A partir dos anos 90 até os dias de hoje, se dedica especialmente à pesquisa e à docência em educação à distância, assessorando projetos no México e em outros países. Além disso, esteve à frente da organização de 17 encontros internacionais de educação à distância.

 

 

Eloy Antonio Santos Cordeiro Rodrigues

Eloy Rodrigues é Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. O foco de seu trabalho tem sido o desenvolvimento de bibliotecas digitais, a formação de bibliotecários e utilizadores de bibliotecas e a promoção do acesso livre à literatura científica (Open Access) através de repositórios institucionais. É autor de mais de três dezenas de artigos, livros e capítulos de livros sobre estas matérias.

 

Em 2003, liderou a criação do RepositoriUM - o repositório institucional da Universidade de Minho, chefiando esse serviço desde então. No final de 2004 contribuiu para a definição da política da Universidade de Minho de acesso livre à sua produção científica.

 

Inscrições abertas 

 

Lembre-se que somente até o dia 31 de maio será possível inscrever-se em TICAL2015 com preços promocionais (o pagamento pode ser feito via PayPal e VISA). Inscreva-se hoje mesmo, AQUI.

 

Convocatórias abertas

 

A fim de garantir a apresentação dos trabalhos selecionados nas convocatórias de TICAL2015, o autor de cada trabalho (ou um deles, em caso de trabalhos coletivos) receberá uma passagem de ida e volta para o Chile para participar da Conferência.

 

>> Autores: convocatória de trabalhos
>> Jovens empreendedores
>> Projetos interinstitucionais

 

Organizadores TICAL2016:

RedCLARA
InnovaRed

TICAL em Twitter

JoomShaper