Hans Pongratz: “Quero aprender com as novas ideias e discutir as tendências recentes e tecnologias emergentes na América Latina”

Hans PongratzVice-presidente Senior para Sistemas e Serviços de TI - Chief Information Officer (CIO) da Universidade Técnica de Munique (Alemanha), Hans Pongratz é um dos cinco palestrantes internacionais de TICAL2015. Convidamos você a conhecer um pouco mais sobre ele nessa entrevista.

 

Quais são suas expectativas em relação à TICAL e à sua participação na Conferência?

Conhecer gente interessante, discutir assuntos interessantes a aprender sobre os desafios e as boas práticas de outras instituições.

O que te motivou a participar da Conferência?

Sou um grande admirador da German DFN, rede parceira de RedCLARA na Alemanha, então estou muito entusiasmado para aprender mais sobre RedCLARA. A Universidade Técnica de Munique está buscando estudantes e pesquisadores talentosos em todo o mundo e tem um escritório para a América Latina, em São Paulo, motivos pelos quais tenho grande interesse em conhecer as tendências e focos que as TIC têm América Latina. Por fim, essa é minha primeira viagem ao Chile.

Como você avalia a importância de TICAL para o desenvolvimento das redes e dos profissionais no campo das TIC?

Estou convencido de que encontros pessoais são cada vez mais importantes num mundo que, por sua vez, é cada vez mais digitalizado. Não somente para compartilhar informação – hoje em dia é possível encontrar tudo na Internet – mas para fomentar a criatividade, fazer novos contatos, trocar informações e ter ideias que não poderíamos compartilhar online. Tenho escutado sobre a história de grande sucesso de TICAL, começando em 2011 e tendo, já em 2014, mais de 500 presentes. Isso é realmente incrível e TICAL está de parabéns.

Qual é a informação mais importante que você pretende compartilhar com os participantes de TICAL2015 e o que você gostaria de aprender sobre as experiências latino-americanas a partir do programa da Conferência?

Eu os aconselharia a serem participantes ativos no processo de transição para a digitalização em suas organizações. Cabe a eles decidirem se serão “zeladores” de TI, visionários conselheiros estratégicos ou mesmo embaixadores de TIC e de digitalização. Existem bons conjuntos de ferramentas e soluções maduras de TIC para a universidade digital. Quero entrar em contato com outros participantes, aprender com as novas ideias e discutir as tendências recentes e tecnologias emergentes na América Latina.

Organizadores TICAL2016:

RedCLARA
InnovaRed

TICAL em Twitter

JoomShaper