Foram somente três dias, mas se consideramos a quantidade de boas palestras e apresentações, além da qualidade do programa, TICAL2015, a Conferência de diretores TIC das universidades latinoamericanas poderia seguir por muito mais tempo.
O evento, o único dirigido a seu público na região, foi realizado nas dependências do Hotel, Casino e Centro de Eventos Enjoy, na cidade de Viña del Mar, no Chile, entre os dias 6 e 8 de julho de 2015, e reuniu cerca de 300 participantes provenientes da América Latina, da América do Norte e da Europa. Em permanente e frutífera discussão estiveram os caminhos para o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e das Comunicações nas instituições de ensino superior da região, a partir de eixos temáticos como Gestão, Ensino, Infraestrutura, Governança e Segurança.
O programa da Conferência contou com a exposição de 44 trabalhos, apresentações de empresas do setor, mesas de discussão e cinco concorridas sessões plenárias que reuniram os participantes no salão principal do Centro de Eventos Enjoy. As plenárias foram conduzidas pelos cinco palestrantes internacionais convidados para esta quinta edição de TICAL.
Do México, veio o Me. Manuel Moreno Castañeda, reitor do sistema de Universidade Virtual da Universidade de Guadalajara; da Colômbia, Andrés Holguín Coral, Coordenador de Pesquisas Tecnológicas e Inovação e Segurança da Informação da Universidade de Los Andes; da Europa, o alemão Hans Pongratz, Vice-presidente Senior de Sistemas e Serviços TI da Universidade Técnica de Munique e o português Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho; e dos EUA, Susan Grajek, vice-presidente de Dados, Pesquisa e Análise de EDUCAUSE.
Para Castañeda, além do programa e das discussões sobre as TIC, a Conferência foi especial por outro motivo. “As pessoas. Encontrei gente muito motivada e entusiasmada por avançar no campo das tecnologias e decidida a fazer com que elas nos ajudem a ter uma vida melhor. Para mim, foi um grande prazer participar de TICAL2015”, celebrou.
Logo no primeiro dia do encontro, houve outro momento importante para a Conferência: o anúncio da incorporação de Microsoft ao quadro de associados empresariais de RedCLARA. A adesão tem por objetivo contribuir para transformar e oferecer à juventude da América Latina e do Caribe uma melhor educação, com tecnologias e novas oportunidades para o aprendizado, além de fortalecer a pesquisa em diferentes setores da região.
Na opinião de Marcela Larenas, Gerente da Conferência TICAL, o acordo com Microsoft amplia ainda mais as possibilidades de colaboração entre as duas instituições. “Microsoft sempre foi parceira de TICAL e estabelecer um acordo formal com RedCLARA abre oportunidades para que as universidades estabeleçam pontes entre as empresas e suas comunidades universitarias. Estamos contentes pelo acordo feito”.
Sobre a Conferencia, Larenas disse que há muito o que celebrar. “As apresentações tiveram um nível excelente; lançamos o primeiro livro sobre estratégias TIC e políticas universitárias; tivemos a apresentação de projetos colaborativos interinstitucionais e a mesa dos reitores, que nos ajudou a estabelecer uma ponte entre as autoridades das universidades e os diretores de tecnologias de nossa região. Em 2015 a Conferência chegou à sua quinta edição e sei que há áreas a desenvolver. No entanto, vejo que estamos atingindo maturidade e isso é fundamental em nossa caminhada para servir à comunidade TIC na América Latina.”
O fechamento da Conferência aconteceu na quarta-feira, 8 de julho, pela manhã, justamente com a mesa de reitores. Na ocasião, as universidade latino-americanas foram representadas pelos reitores Daniel Ricardo Pizzi, da Universidad Nacional de Cuyo (Argentina); Darcy Fuenzalida O’Shee, da Universidad Técnica Federico Santa María (Chile); Patricio Sanhueza, da Universidad de Playa Ancha (Chile) e o Me. Manuel Moreno, do Sistema Universidad Virtual da Universidade de Guadalajara.
O mesa de discussões, assim como as sessões principias da Conferência, foi transmitida ao vivo por streaming, graças ao apoio da Rede Universitária Nacional do Chile, REUNA.
Nos próximos dias estarão disponíveis na página web da Conferência (http://tical2015.redclara.net) as apresentações, os vídeos das palestras e muitas outras informações sobre o que foi TICAL2015.
A quinta versão da Conferência de Diretores TIC das universidades latino-americanas, TICAL2015, foi uma realização de RedCLARA, em parceria com REUNA e Edutic, e patrocínio de Alcatel-Lucent, Adobe, Grupo Datco, OSI, Blackboard, Cognos Online, Lacnic, Cisco, Interside, Crestron, Wolfram, Citavi, Brocade, Internet Society, Redhat, Hewlett Packard, AVNET, Ruckus, Paloalto Networks, Google, Fujitsu, Microsoft, El Mercurio de Valparaíso e Wacom.