A primeira experiência LACNOG @ Tical será realizada em Buenos Aires, no dia 14 de setembro, por ocasião das sessões paralelas da Conferência TICAL2016. No workshop, as Universidades poderão compartilhar suas experiências em hospedagem IXPs, instalação de CDNs, suporte a redes comunitárias e ajuda a seus ecossistemas locais de Internet. Para participar, é preciso estar inscrito em TICAL (aqui) e no workshop (aqui).
Muitas vezes existe o equívoco de que operador de rede é sinônimo de ISPs: de fato, as universidades são "operadores de rede" com uma importante experiência na administração de redes de campus e na implementação de novas tecnologias. Como tal, o know-how adquirido em aspectos operacionais de IPv6, multicast, Wi-Fi, virtualização, centros de dados e outras tecnologias é um valor fundamental para ser compartilhado com o resto da comunidade de operadores.
A fim de envolver ainda mais as Universidades e a Academia em LACNOG, um workshop para operadores de rede de Universidades está sendo planejado para a próxima Conferência TICAL, que será realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, em Buenos Aires, Argentina. Esta será a primeira vez em que uma reunião LACNOG será co-organizada com uma comunidade como TICAL e os organizadores acreditam que levar experiências operacionais para o evento agregará ainda mais valor à já bem estabelecida comunidade de Diretores TIC. Ao mesmo tempo, a participação de LACNOG será promovida e ganhará uma diversidade ainda maior.
No workshop, as Universidades poderão compartilhar suas experiências em hospedagem IXPs, instalação de CDNs, suporte a redes comunitárias e ajuda a seus ecossistemas locais de Internet. Essas interações e as lições aprendidas entre universidades resultarão em maior colaboração, serviços de Internet local mais eficientes e numa comunidade LACNOG melhorada.
A participação ativa de Diretores e técnicos de diferentes países, faz com que seja possível discutir situações ocorridas em universidades de toda a região. O formato do workshop visa incentivar discussões práticas, planejamento de projetos e estudos de caso para promover novos projetos; servirá como um exercício de reflexão sobre assuntos já conhecidos e também como uma incubadora de novos projetos.
TICAL e LACNOG também abrem a possibilidade de novas conexões entre as instituições, promovendo assim a criação de laços de colaboração, a fim de aproveitar ao máximo as sinergias no grupo.
Organizadores:
O workshop é co-organizado em parceria com o fórum técnico da RedCLARA, CLARA-TEC e liderado pela Comissão Técnica e seus grupos de trabalho. Os grupos de trabalho técnicos em RedCLARA são dirigidos por engenheiros das instituições membro. Eles coordenam o funcionamento destes grupos em oito áreas relevantes, com o objetivo de ajudar as Redes Nacionais de Pesquisa e Educação Latinoamericanas a implantar novas tecnologias e aplicações mais proeminentes para os benefício de seus países. CLARA-TEC e seus grupos de trabalho apoiaram, expandiram e alcançaram progressos significativos na Internet para instituições de ensino e pesquisa da América Latina.
Sobre LACNOG:
LACNOG é a comunidade de contactos técnicos para redes IP na América Latina e no Caribe, eficaz na promoção de debates entre diversas redes capazes de representar adequadamente todas as necessidades e setores envolvidos na Internet. Como outros grupos de operadores de rede, seu valor está na diversidade de experiências de diferentes participantes.
A criação de eventos colaborativos de LACNOG visa oferecer um espaço de conhecimento e colaboração para pessoal técnico em outras comunidades estabelecidas, onde é possível compartilhar experiências e conhecimentos, promover iniciativas, entender as tendências e abordar problemas comuns, entre outros.