Ernesto Chinkes: "TICAL em Buenos Aires será um evento que recordarão para sempre”

5q-echinkesO argentino Ernesto Chinkes é uma das figuras mais relevantes no desenvolvimento de TICAL nos últimos anos e conhece a conferência como poucos, já que foi presidente do Comitê de Programa por três anos consecutivos e este ano foi nomeado seu presidente honorário. Em 2016, porém, o encontro terá um sabor especial para ele. É a primeira vez que TICAL será realizada em sua terra natal. Nessa entrevista, Chinkes nos conta um pouco sobre suas expectativas, a preparação das instituições locais para receber o evento e deixa uma mensagem para motivar a participação dos latinoamericanos.

Panamá, Peru, Colômbia, México, Chile; depois de cinco anos e cinco sedes diferentes, TICAL finalmente chegou à Argentina. Como um dos anfitriões da Conferência, quais são suas expectativas para o evento?

Minhas expectatica é aproveitar ao máximo todas as possibilidade que o evento nos oferece. Participar ativamente nas conferencias, escutando e refletindo criticamente sobre as experiências apresentadas pelos colegas das distintas universidades da região, bem como outras iniciativas de instituições globais que se apresentam em TICAL. Sendo Argentina a sede do evento, tenho um sentimento adicional; a esperança de que participe a maioria das instituições de educação superior de meu país, bem como outros atores relevantes, com o intuito de potencializar as políticas TIC que nossas universidades necessitam neste século XXI.

Como as instituições de Educação Superior na Argentina estão se preparando parta a Conferência?

Há muito entusiasmo. Várias universidades que participam periodicamente da Conferência estão comentando com outras sobre a relevância de participar. Aqueles que já foram parte de TICAL se converteram em participantes entusiastas e divulgadores das próximas edições. Todos os anos, a única dúvida é a data e o lugar no qual será realizada a Conferência, já que sabemos que este é um encontro obrigatório, que de nenhuma maneira podemos esquecer. Em 2016, aproveitando que o encontro será na Argentina, estamos conversando com o restante dos responsáveis TIC para que aqueles que ainda não participaram o façam. Entendo que a participação será massiva. Por outro lado, o Conselho Interuniversitário Nacional, que reúne os Reitores das Universidades Nacionais, também está apoiando o evento, o que aumenta nossa confiança.

Desde a última edição de TICAL, no Chile, como você avalia o desenvolvimento da Comunidade TIC na América Latina e qual tem sido o papel de TICAL e de sua comunidade neste processo?

A comunidade TICAL é uma rede muito potente, que permite aos responsáveis TIC das universidades dispor de um âmbito no qual apresentar iniciativas de colaboração, contatos para receber ajuda, oportunidades para refletir e construir projetos ou ideias, e construir uma rede de contatos. Entendo que ainda não exploramos todo seu potencial, mas sem dúvidas este é um ativo com o qual contamos. Claramente, a Conferência TICAL é o farol que a ilumina e o motor que a incentiva.

TICAL busca, entre outras coisas, fomentar a colaboração entre as instituições e pesquisadores de nossa região. Quais são, em sua opinião, os principais desafios e oportunidade para alcançar esse objetivo?

As TIC nas universidades não são um fim em si mesmas, mas um meio excepcional para potencializar estratégias e iniciativas que permitam alcançar os objetivos de ensino, pesquisa e extensão almejados pelas instituições. É por isso que em TICAL buscamos escutar as experiencias dos responsáveis TIC para encontrar novas soluções. É muito interessante envolver os usuários finais dessas soluções, que podem ser os pesquisadores ou os docentes, uma vez que isso permite uma retroalimentação muito potente. Nosso desafio é alcançar isso sem descuidar do foco do evento, que são as áreas TIC.

Deixe uma mensagem àqueles que desejam participar de TICAL2016. Porque eles devem ir a Buenos Aires?

Creio que devem vir, porque TICAL é uma experiência que merece ser vivida e cada edição é unica. Sempre digo que voltamos diferentes, crescemos em conhecimento e em nossas relações humanos. Desde já também espero que todos tenham a oportunidade de conhecer e desfrutar desta grande cidade que é Buenos Aires e também, se possível, conhecer nosso belo país. Estou certo de que todos serão bem recebidos e que este será um evento que recordarão para sempre.

Organizadores TICAL2016:

RedCLARA
InnovaRed

TICAL em Twitter

JoomShaper